O DESAFIO

Empreendedorismo para Mestres e Doutores

No Brasil já existem muitos programas de empreendedorismo, mas um público extremamente relevante para a cadeia de inovação não era devidamente comtemplado: os mestres e doutores. Pesquisadores dentro das universidades são capazes de incorporar conhecimento a novos produtos, processos e conceitos. Nosso desafio nesse contexto era levar metodologias de empreendedorismo para dentro das universidades e criar uma nova mentalidade junto a esse público.

NOSSA ENTREGA
A equipe do Tropos Lab em parceria com a Inventta, criou um programa focado nos mestres e doutores. A metodologia aplicada foi o Embate – Empreendedorismo de Base Tecnológica, voltada para inovação e tecnologia. De 2010 a 2012 cerca de 450 alunos participaram das intervenções, o que gerou 65 planos de inovação e uma forte mudança cultural nestes jovens cientistas que entenderam o empreendedorismo como uma nova opção de trajetória pessoal.

RESULTADOS
O programa gerou uma nova cultura nos Mestrandos e Doutorandos que agora incorporam o empreendedorismo em seu dia a dia. Foram 450 participantes em duas edições do curso, 65 planos de inovação e a conquista do prêmio Anprotec como melhor programa de empreendedorismo do Brasil.